Como trabalhar com aquarela em livros de colorir?


         Seja aquarela em pastilha, em bisnaga, em formato de lápis ou líquida, é sempre um desafio usá-la em papel comum ou nos livros de colorir. Tem hora que a cor fica muito clara, tem hora que o papel fica encharcado, mancha o livro todo... Uma loucura!!!
         Para proteger seu papel ou seu livro de colorir é necessário adotar algumas estratégias e cuidados especiais já que este tipo de papel não é próprio para aquarela.

          O primeiro cuidado é posicionar folhas de papel toalha em baixo do desenho a ser pintado para evitar que a água molhe várias páginas do livro. 
              Deve-se usar o mínimo de água possível no pincel, deixando sempre um papel toalha à mão para secar a água acumulada em alguns cantos do papel e o excesso de água do pincel.
             O tipo de cerdas dos pincéis também são de extrema importância: devem ser super macias e de preferência arredondadas para aliviar o atrito e desgaste do papel.
          A qualidade da aquarela é muito importante, quanto mais pigmento ela tiver menos água e menos atrito no papel será necessário para chegar no tom necessário. Existem boas marcas escolares no mercado, como a Pentel, porém deve-se evitar os kits infantis com pastilha seca, pois no geral, elas tem pouco pigmento e exigem muita água.
         Particularmente gosto de deixar secar na sombra para não enrugar muito o papel e ao final sempre aplico um spray fixador para garantir a maior durabilidade da cor.

        Depois de tantas dicas basta soltar a imaginação!!!!
       Abaixo deixarei o link de alguns vídeos meus no You Tube onde uso aquarela nos livros de colorir.
Bj.: Habyb



Comentários

Postagens mais visitadas